Ações de trânsito acontecem em todo o estado durante o carnaval para reduzir o número de acidentes

  • 10/Fev/2018 18h55
    Atualizado em: 10/Fev/2018 às 19h00).
Ações de trânsito acontecem em todo o estado durante o carnaval para reduzir o número de acidentes Foto: Divulgação


Representantes da saúde, trânsito e segurança realizam ações em todo o Tocantins para alertar sobre os cuidados com o trânsito, a saúde e também punir os motoristas irregulares por meio de blitz. As ações acontecem em Palmas, Gurupi, Peixe, Dianópolis, Porto Nacional, Pium, Caseara, Araguaína, Rio Sono, Xambioá, Augustinópolis e Arraias.

As atividades começaram dia 1º deste mês e seguem até dia 14. Na programação, blitzens educativas e coercitivas, panfletagens, palestras e operações preventivas que serão realizadas com o objetivo reduzir as lesões graves e mortes no trânsito.

De acordo com a Superintendência de Vigilância Promoção e Proteção à Saúde (SVPPS), “busca-se ainda efetivar parcerias no enfrentamento da violência no Trânsito no Estado do Tocantins, sejam elas da esfera municipal, estadual, federal, empresas privadas e ONG”.

Segundo a gerente da Diretoria de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), liga à SVPPS, Simone Matias Gondim, “a Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SES-TO) estará como parceira em todas as ações com distribuição de materiais informativos, bem como faixas, banners e flyers. Foi montado um cronograma de atuação com as respectivas iniciativas por parte dos órgãos envolvidos e parceiros em cada ação”.

São parceiros da SES-TO, a Superintendência de Juventude, o Departamento Estadual de Trânsito, a Polícia Militar, a Agência Tocantinense de Transportes e Obras, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, Diretoria Municipal de Trânsito e Segurança de Gurupi, Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte de Palmas, Corpo de Bombeiros, Diretoria Regional de Ensino de Gurupi, Guarda Municipal de Porto Nacional,

Números de acidentes no trânsito assustam
No Tocantins, só no Hospital Geral de Palmas, foram registrados 56 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito no período de carnaval de 2017.
Dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) mostram que os acidentes de trânsito figuram como a segunda maior causa de morte no Estado. De 2007 a 2016, o Tocantins apresentou uma média de 500 mortes no trânsito, por ano, a maioria do sexo masculino e usuários de motocicleta.
Programação

Dia 10 de fevereiro
- Blitzen educativa em Palmas
- Blitzen educativa/panfletagem em Araguaína

Dia 11 de fevereiro
- Blitz/lei Seca em Gurupi
- Blitzen educativa/panfletagem em Gurupi

Dia 12 de fevereiro
- Blitzen educativa em Palmas
- Blitz/lei Seca em Gurupi
- Blitzen educativa/panfletagem em Dianópolis

Dia 13 de fevereiro
- Blitzen educativa em Palmas
- Blitz coercitiva em Gurupi
- Blitzen educativa/panfletagem em Arraias

Dia 14 de fevereiro
- Blitz coercitiva em Gurupi


Por Gabriela Melo/ Com informações do Governo do Tocantins