Inscrições para a primeira maratona aquática do ano encerram na próxima semana

  • 06/Fev/2018 16h30
    Atualizado em: 06/Fev/2018 às 17h04).
Inscrições para a primeira maratona aquática do ano encerram na próxima semana Foto: Márcio Di Pietro INVESTCO

Por Gabriela Melo

A primeira etapa do Estadual de Maratona Aquática será disputada no próximo dia 18, a partir das 7h na Praia da Graciosa. A prova será dividida em categorias a partir dos quatro anos e não tem idade máxima. As inscrições podem ser feitas na sede da Federação Aquática do Estado do Tocantins (Faeto), localizada na quadra 202 Sul Conjunto 02 sala 04, Itpac Piscina.

As distâncias disputadas variam entre revezamento de 50m, 100m, 400m, 800m, 2,5 km No kit do atleta inscrito haverá camiseta, touca, toalha e medalha de participação. A prova de maior distância é oficial, faz parte do calendário estadual de maratonas aquáticas em que os atletas somam pontos. Se o atleta perde uma prova oficial durante o ano, vai participar da contagem de pontos com menor classificação do que outros e no rank final. O que pode prejudicar a classificação estadual.

Para o presidente da Faeto, professor Luiz Roberto, o evento tem representatividade significativa no estado. “Essas provas são de muita importância, tanto para o nosso estado como para a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos porque é divulgada em todo o território nacional. A maratona aquática do Tocantins está em total ascensão, tanto é que nós temos vários nadadores do país que já vêm participar dos nossos eventos”, ressalta o presidente.

O atleta Adriano Lima nada há um ano, superou problemas de saúde e chegou a perder 20 kg com a prática de esportes. Ele vai participar da prova e considera essencial participar dos momentos de competição. “As águas são desafiadoras. Você tem realmente que se preparar e saber que você vai percorrer aquela distância porque se preparou. A natação trouxe 100% de benefícios para a minha saúde com relação à autoestima, disposição, controle, porque para ser maratonista tem que ter um autocontrole de respiração e coordenação motora”, destacou.