Ruraltins promove ações para o agricultor familiar durante ExpoAlmas 2016

  • 14/Ago/2016 14h45
    Atualizado em: 14/Jul/2016 às 14h47).

Durante a Feira de Exposição Agropecuária de Almas (ExpoAlmas 2016), a 276 km de Palmas, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) está promovendo diversas ações voltadas aos pequenos produtores rurais, dentre elas palestras e Feira da Agricultura Familiar.
Na noite desta terça-feira, 12, o técnico agrícola e gerente do Ruraltins em Almas, João Filho, ministrou a palestra sobre o Plano ABC, com ênfase no sistema integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), destacando os benefícios e as vantagens econômicas para o produtor. “Com a implantação do sistema de iLPF o agricultor pode alcançar rendimentos satisfatórios de madeira e grãos, simultaneamente com a recuperação ou renovação da pastagem, de forma mais rápida e econômica. Com isso, o produtor terá uma diversificação na produção e um ganho significativo de grãos, carne, leite e madeira, o que consequentemente gerará um aumento de renda” disse o gerente.
Ainda de acordo com João Filho, durante a palestra foi apresentando o caso de sucesso da Fazenda Laço de Ouro, referência na região na aplicação do Plano ABC. “Mostramos desde a implantação do sistema até os resultados obtidos com a formação de pastagens, o confinamento, a recuperação da Área de Preservação Permanente (APP), os dias de campo realizados na fazenda e apresentação de um vídeo institucional”, acrescentou o gerente.
Outra ação desenvolvida pelo Ruraltins, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), durante a ExpoAlmas é a Feira da Agricultura Familiar.
Segundo informa a assistente social e organizadora do evento, Luciana Cardoso, a feira terá início nesta quinta, 14, com encerramento no sábado, 16. “Teremos a participação de 12 expositores dos municípios de Almas e Porto Alegre, que estarão comercializando produtos típicos da culinária tocantinense, como mandioca, feijão, milho, farinha, paçoca, tapioca, rapadura, doces, mel, frutas, hortaliças, além de bordados, crochês, artesanato em palha e capim dourado”, afirmou a assistente social.

ExpoAlmas
ExpoAlmas 2016 acontece no Parque de Exposição “Chiquim da Moças” e segue até o domingo, dia 17. O evento é promovido pelo
Sindicato Rural de Almas, em parceria com o Ruraltins, Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet), dentre outros.