Esportes

Alegria e espírito esportivo marcam cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude

17/11/2017 16h20 | Atualizado em: 17/11/2017 16h23

Philipe Bastos
Festa, alegria e muito espírito esportivo foram a tônica da cerimônia de abertura da etapa 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude em Brasília (DF). Ao todo, junto com as modalidades coletivas, a maior competição interescolar do Brasil conta com mais de 4 mil atletas das 27 unidades federativas brasileiras.

Do Tocantins, participam 53 atletas de nove modalidades individuais nesta primeira parte dos Jogos. Durante a cerimônia, os tocantinenses interagiram e animaram o ambiente ao lado das demais delegações. Movimento espontâneo dos atletas, um grande trenzinho invadiu a quadra do Ginásio Nilson Nelson, local da realização da abertura, e deu início a uma grande festa entre os jovens.

Apresentações de dança com as companhias Bailacci e Tribo empolgaram os presentes e deram um brilho a mais na cerimônia. O mascote do Time Brasil, a onça pintada Ginga, também deu o ar da graça e agitou a plateia distribuindo brindes.

Para os atletas tocantinenses, poder representar o mais novo estado brasileiro é uma emoção diferente. “É um privilégio estar representando o meu Estado, que é o Tocantins e eu só tenho a agradecer e fazer o meu máximo para conseguir um bom resultado e, quem sabe, conseguir uma medalha para o nosso Estado”, disse, confiante, Geovana Silva, atleta da Ginástica Rítmica.

Da delegação de mais de 50 atletas, 11 foram selecionados para desfilar na cerimônia de abertura. Desses, Vitória Póvoa, nadadora que participa pela primeira vez dos Jogos, ficou responsável por transportar a bandeira tocantinense no desfile das delegações. Para ela, poder portar o pavilhão do Tocantins foi motivo de grande orgulho.

“É uma emoção muito grande por eu ser a única representante do Tocantins na natação, a única mulher que atingiu o índice técnico. E transportar a bandeira é transportar o que todo mundo aqui está sentindo, junta tudo. Estou muito grata por estar aqui”, completou.

Jogos

Os Jogos Escolares da Juventude são a maior competição interescolar do Brasil, reunindo em Brasília, nesta etapa, cerca de 4000 atletas dos 26 estados e do Distrito Federal, além de seis competidores japoneses que participam a convite da organização. Ao todo, mais de 1.300 escolas estão representadas na competição.

As disputas começam nesta sexta-feira, 17, para as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica, luta olímpica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Destas, o Tocantins possui representantes em nove modalidades, não contando com competidores apenas na luta olímpica.(Philipe Bastos)