Esportes

Prefeitura de Porto e Federação de voleibol firmam convênio

25/05/2017 17h49 | Atualizado em: 25/05/2017 17h54

Divulgação

O prefeito Joaquim Maia recebeu na tarde da última quarta-feira 24, o presidente da Federação Tocantinense de Voleibol, Ricardo Abalém, a convite do Secretário de Esportes e Lazer do município Salmon Pugas. O encontro marcou a assinatura de um Termo de Cooperação para implantação de um Núcleo de Iniciação e Desenvolvimento de voleibol que beneficiará cerca de 140 praticantes da modalidade no município.

O projeto tem um cronograma técnico de treinamento desenvolvido pela FTV que atenderá aos praticantes em 4 categorias: Iniciação (crianças de 10 a 14 anos); Desenvolvimento (15 a 18 anos) e Rendimento, que será trabalhado nas categorias adulto (19 a 34 anos) e Master (acima de 35 anos) - todos disponibilizados para os naipes masculino e feminino. Os treinamentos serão aplicados pelo professor Marcos Scotti, Técnico nivel III da CBV, contratado pela prefeitura de Porto e disponibilizado para esse projeto. A supervisão do Núcleo será feita pela Diretoria Técnica da FTV que conta com o apoio da Associação Portuense de Voleibol - entidade filiada à Federação, e será responsável pelo registro e regularização dos atletas portuenses.

Para o presidente da FTV esse formato atendendo à todas as categorias é um desafio, mas também uma oportunidade para todos os adeptos "acredito que unindo a Iniciação ao Master teremos uma composição de forças que ajudará a manter o projeto. Esse formato tem o padrão que a FTV quer implantar também em outros 3 municipios para formar uma rede estadual de treinamento, formando atletas e fortalencendo nossas representações nacionais". Abalém ressaltou ainda a importancia do apoio da prefeitura, "Quero parabenizar e agradecer o prefeito Joaquim Maia e o Secretário Salmom pela disposição de implantar esse projeto, do qual colheremos frutos excelentes. Os atletas de Porto serão conduzidos por um dos melhores profissionais da modalidade no Estado, Marcos Scotti".

O Prefeito Joaquim Maia agradeceu a FTV pela parceria e afirmou que o esporte portuense vive um momento de evolução,“ temos em nossa cidade um celeiro de atletas que já se destacam no futebol, atletismo, karatê, canoagem e tantos outros esportes que vem crescendo e representando nossa cidade dentro e fora do Brasil. Temos um compromisso com os nossos jovens e acreditamos que o esporte tem esse papel de inclusão e de formação do caráter do cidadão e essa parceria dará ao nosso voleibol mais visibilidade e incentivo”.

O Secretário de Esportes e Lazer, Salmon Pugas, que construiu esse diálogo entre Prefeitura e FTV, disse estar confiante nos resultados da parceria, "Esse projeto já nasce grande. Porto precisa voltar a ser forte tambem no voleibol. Esse ano já realizamos a Copa Porto, via Associação Portuense de Voleibol e receberemos uma etapa oficial do Circuito Tocantins de Vôlei de Praia da FTV. Agradeço a confiança da Federação em nossa Gestão e reafirmamos o empenho da nossa equipe para o sucesso dessa parceria".

O Termo de Cooperação assinado especifica as obrigações de cada entidade. Coube a prefeitura a cessão do instrutor e a viabilização dos espaços físicos para treinamento. A FTV ficou responsável pelo fornecimento do material de treinamento, acompanhamento e supervisão. Os gestores informaram ainda que novas parcerias serão trabalhadas junto à iniciativa privada e outras entidades do municipio para fortalecer o projeto. Nos próximos dias a Secretaria de Esportes estará abrindo as inscrições e divulgando os requisitos para participação dos atletas.