Educação

Olimpíada de Língua Portuguesa oferece curso gratuito de prática de leitura

17/09/2017 16h03 | Atualizado em: 17/09/2017 16h06

Elias Oliveira/Governo do Tocantins
Estão abertas as inscrições para o curso Leitura Vai, Escrita Vem: práticas em sala de aula. A formação é voltada, preferencialmente, para professores de língua portuguesa de escolas públicas de todo o país, mas educadores de outras disciplinas, interessados em trabalhar a leitura em sala de aula, também podem se candidatar. As inscrições podem ser feitas no portal Escrevendo o Futuro.

O curso é gratuito e oferece duas mil vagas na modalidade on-line. As aulas ocorrem no período de 18 de setembro a 13 de outubro. A iniciativa é parte da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, promovida pela Fundação Itaú em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

O curso pretende oferecer reflexões teóricas e sugestões práticas para os professores que queiram aprimorar dinâmicas de sala de aula para o ensino de leitura na escola. Também tem como objetivo promover a autonomia e a desenvoltura do educador para criar e adaptar suas aulas, levando em conta os conhecimentos prévios de seus alunos, além de aguçar a percepção para diferentes maneiras de ler um texto.

Ainda serão estudados modos de trabalhar com o texto em sala, efeitos de sentido de recursos expressivos e a variação nos gêneros do discurso.

É necessário que o participante tenha uma dedicação semanal de cerca de 6 horas para conseguir cumprir as atividades propostas, garantindo um bom processo de aprendizagem, e fazer jus ao certificado de 48 horas.