Começando 2024 com energia revigorada; o ano promete!

Publicado em: 08/01/2024 09:32:00

Compartilhar com:

Foto: Divulgação/acervo pessoal


* Por Joana Castro


Com as forças revigoradas após um breve recesso, estamos de volta à lida, pronta para enfrentar o 2024, um ano que promete ser de muito trabalho, pois é ano de eleições municipais. E, embora o processo eleitoral só inicia oficialmente entre 20 de julho e 5 de agosto, com a realização das convenções partidárias que indicarão seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, em muitos municípios os pré-candidatos já se movimentam em busca de apoios para viabilizar suas candidaturas, afinal, os partidos costumam definir seus representantes para a disputa aqueles que melhor se pontuam nas pesquisas eleitorais.

 

No Tocantins não é diferente; em Palmas, por exemplo, o processo eleitoral para as eleições de outubro foi deflagrado logo após a posse do governador Wanderlei Barbosa, em 1º de janeiro de 2023. De lá para cá, vários nomes já se apresentaram como pré-candidatos a prefeito, principalmente, e se movimentam freneticamente pela cidade e nas redes sociais como se já estivessem na campanha propriamente dita.

 

Dentre os principais nomes que buscam postular uma candidatura para disputar a principal cadeira do Paço da Capital, estão a deputada estadual Janad Valcari; o ex-prefeito Carlos Amastha; o ex-deputado e também ex-prefeito José Eduardo Siqueira Campos; o deputado estadual Professor Júnior Geo; a deputada estadual Vanda Monteiro; o deputado estadual Valdemar Júnior e o deputado federal Ricardo Ayres.

 

Janad Valcari (PL) e Carlos Amastha (PSB) têm uma certa vantagem em relação aos demais pretensos candidatos pois têm a garantia dos seus respectivos partidos para a disputa do pleito. Janad conta com as bênçãos do senador Eduardo Gomes que tem em Palmas seu maior reduto eleitoral. Eduardo Siqueira Campos (Podemos), embora no ato de sua filiação tenha recebido o aval para pleitear o cargo, ainda precisa resolver a questão internamente, já que o Professor Júnior Geo, pelo menos por enquanto, é filiado ao mesmo partido.

 

Disputa interna maior enfrentam Valdemar Júnior e Ricardo Ayres, ambos filiados ao Republicanos, partido que tem o governador Wanderlei Barbosa na presidência regional, com forte influência política na capital, onde já foi vereador, sempre com expressivas votações, fez do seu filho Leo Barbosa e o irmão Marilon os sucessores de seu legado; Léo, inclusive, foi o deputado mais votado na capital na eleição passada. Vanda Monteiro (UB) terá que vencer a resistência do deputado federal Carlos Gaguim, presidente do diretório metropolitano da sigla e que já declarou apoio à Janad Valcari.

 

 Mas há ainda os que apostam que da cartola do governador sairá outro nome, guardado a sete chaves para ser anunciado no momento oportuno. E como diria meu amigo Edson Rodrigues, “quem viver verá”.

 

Um fator que poderá ter peso determinante na eleição em Palmas é o apoio da atual prefeita Cinthia Ribeiro, que apesar de problemas pontuais, vem fazendo uma boa gestão e está muito bem na fita com os servidores municipais por ter resgatado direitos represados em gestões anteriores, corrigindo Planos de Carreira e mantendo pagamento de salários em dia de forma antecipada. O tem provocado um verdadeiro assédio de muitos dos pré-candidatos, cada qual querendo a sua bênção. Há ainda os que vislumbram a possibilidade de um acordo entre Cinthia e Wanderlei para caminharem juntos nessa eleição.

 

Pesquisas

 

Com a antecipação do processo eleitoral, os institutos de pesquisa também já deram a largada, e como já é costume, tem pesquisa para todos os gostos.

 

Em Palmas, segundo a maioria das pesquisas já publicadas, a deputada Janad Valcari larga na frente, com cerca de 34% da preferência do eleitor palmense, seguida por Eduardo Siqueira e Carlos Amastha, que se alternam em segundo lugar, conforme o instituto da vez. Geo, Vanda, Valdemar e Ricardo aparecem bem atrás. Entretanto, vale ressaltar que pesquisa eleitoral reflete determinado momento, portanto, até a definição dos nomes que estarão na corrida pra valer tem muito chão a percorrer. E nós, deste O Jornal, estaremos atentos, acompanhando de perto a movimentação dos candidatos não só em Palmas, mas em grande parte dos municípios tocantinenses  levando informações verdadeiras afim de ajudar o eleitor a formar sua própria opinião para que possa escolher de forma livre e democrática o melhor para governar nossas cidades.

 

“É, pois é. É isso aí” (Salomão Wenceslau)