CPI da BRK recebe especialista para palestra sobre esgotamento sanitário na capital

Palestra foi proferida pela professora e mestre em Ciências do Ambiente, Tatiana Ferreira Wanderley Alves

Publicado em: 25/03/2024 22:58:00

Compartilhar com:

Foto: Chico Sisto/CMP


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a prestação de serviços da BRK Ambiental em Palmas recebeu, na manhã desta segunda-feira, 25, a professora e mestre em Ciências do Ambiente Tatiana Ferreira Wanderley Alves. A especialista proferiu palestra sobre as infraestruturas de esgotamento sanitário, com o objetivo de oferecer à comissão um panorama sobre o setor, suas tendências, falhas e acertos. 

 

Durante a apresentação, a professora explicou o conceito de esgotamento sanitário e discutiu as tecnologias disponíveis para o tratamento da água residuária gerada nas residências. Além disso, ela destacou a importância do tratamento do esgoto sanitário, ressaltando que é uma das formas mais comuns de poluição hídrica no mundo, causando impactos ambientais e problemas de saúde pública. Tatiana mencionou ainda casos como o lançamento de esgoto in natura no rio Tietê, em São Paulo, que resultou em diversas doenças relacionadas à água.

Ao responder a questionamentos sobre os perigos enfrentados pela população de Palmas após vazamentos de esgoto que atingem o lago da capital e outras áreas durante o período chuvoso, a especialista explicou que os impactos dependem da quantidade de esgoto e de água. “Em muitos casos, a água da chuva, por ter maior volume, consegue diluir as impurezas, minimizando os danos. Agora se for em um rio menor, como o Córrego Machado, situado na região Sul da cidade, o impacto será mais significativo”, explicou.

O presidente da CPI, vereador Josmundo (Podemos), expressou sua satisfação com a apresentação da professora Tatiana, destacando a importância das conclusões obtidas para o prosseguimento das investigações. “Sabemos que a BRK precisa investir mais para melhorar seus serviços, evitando assim vazões do esgoto. No entanto, também tem que haver a conscientização e educação ambiental da população para o uso adequado das estruturas de esgoto”, enfatizou.

 

Também participaram da palestra o relator da CPI da BRK, vereador Nego, o membro da comissão vereador Eudes Assis (PSDB) e o vereador Pedro Cardoso (Republicanos). As reuniões da CPI ocorrem às segundas-feiras no plenário da Casa de Leis e são transmitidas ao vivo pelo YouTube da CMP.