Cidades

Prefeitura constrói retornos em cruzamentos da Teotônio Segurado e de outras avenidas

17/09/2017 16h27 | Atualizado em: 17/09/2017 16h32

Aline Batista
Na Avenida LO-05, próximo ao Espaço Cultural, as obras estão em andamento
Na Avenida LO-05, próximo ao Espaço Cultural, as obras estão em andamento
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), está construindo retornos para reduzir o fluxo de veículos em pontos de maior tráfego da cidade, como nos cruzamentos dos semáforos da Avenida Teotônio e rotatórias das avenidas NS-01 e NS-02.

Já foram finalizadas as obras na Avenida LO-05, em frente ao Hospital Geral de Palmas (HGP), e LO-13, em frente ao Hospital Cristo Rei. Estão em execução as obras na Avenida LO-03, próximo ao Palmas Shopping, e na Avenida LO-05, próximo ao Espaço Cultural. O cronograma ainda prevê o mesmo serviço nas avenidas LO-01, 11, 13, 27, 29 e 31.

A gestão percebeu que, com o crescente aumento da frota de veículos na cidade, alguns locais estão recebendo um grande fluxo de veículos, principalmente a Teotônio Segurado, principal avenida da cidade. “Em muitos casos ocorreram acidentes que poderiam ter sido evitados se a quantidade de veículos fosse reduzida. Muitos motoristas acabam passando pelos cruzamentos da Teotônio apenas para ter acesso à via lateral. Com a construção desses retornos, isso será evitado. Além disso, haverá economia de combustível para os condutores, que reduziram o trajeto”, explicou o secretário da Seisp, Hebert Veras.

LO-09 serviu de parâmetro

O retorno em frente ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup), na LO-09, serviu de parâmetro para a construção desses novos retornos, haja vista que o local atende a todas as recomendações, como largura da pista, número de faixas, sinalização, recuo correto que evita o afunilamento da via principal, dentre outras características que precisam ser levadas em consideração para a construção de um retorno.

O secretário informou também que o retorno construído há cerca de três anos na LO-13, para facilitar o trânsito, principalmente de quem vai até a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, na ACSE-SO 50 (atrás do Prédio Buriti), passará por adequações. “Faremos o levantamento topográfico para avaliar a largura da pista e melhorar o local”. (Com informações da Secom/Palmas)