Cidades

Palmas é a 36ª cidade no quesito mobilidade e acessibilidade, de acordo com ranking

03/07/2017 17h56 | Atualizado em: 03/07/2017 18h08

Júnior Suzuki/Valério Zelaya
De acordo com o ranking Connected Smart Cities, elaborado pela consultoria Urban Systems, para a revista EXAME, Palmas é a 36ª no quesito mobilidade e acessibilidade, quatro posições acima em relação com o ranking do ano passado. A consultoria avalia quesitos como rampas de acessibilidade, ciclovias, aeroportos, rodoviárias e transporte coletivo.

Os critérios usados pela pesquisa para avaliar as cidades no quesito acessibilidade e mobilidade são: proporção entre ônibus e automóveis; idade média da frota dos veículos de transporte público; quantidade de ônibus por habitante; variedade dos meios de transporte; extensão de ciclovias; existência de rampas de acessibilidade; número de voos semanais ofertados; e qualidade do transporte rodoviário.

De acordo com a Prefeitura de Palmas, o secretário executivo de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte, Jocélio Santos, diz que Palmas possui um ônibus coletivo para cada 870 automóveis circulando e também um ônibus para cada 1400 habitantes. “A média mensal de passageiros que usam transporte coletivo na cidade é de 1.654.256 de giros na catraca/mês. Temos 91 ônibus climatizados e 100% da frota com rampas ou plataformas que garantem acessibilidade a cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. Outro dado importante é que a idade média da frota que circula em Palmas é de 4,72 anos por veículo”, destaca o gestor.


(Com informações da Prefeitura de Palmas)