Cidade Aberta

Festival de Música Folclórica novamente marca a história de Santa Rosa do Tocantins

07/06/2016 14h30 | Atualizado em: 07/06/2016 15h09

Foto: Jorge Alex Neri
Por Jorge Alex Neri


História

Em uma região de fortes tradições coloniais, onde as cidades mais antigas surgiram da influência de aventureiros em busca de riquezas, principalmente ouro e pedras preciosas, trazendo em seu rastro, escravos, comerciantes, bandeirantes e também religiosos que, foram se estabelecendo e fundando povoados que se tornaram as cidades que hoje conhecemos como: Arrais, Conceição, Natividade, Taguatinga, Dianópolis e a principal desta região, Porto Nacional. E, com a instalação destas, chegaram também as culturas diversas, mescladas por lendas, musicalidade e religiosidade com fortes influencia colonial.

Esta rica mistura com o tempo adaptou-se e, a necessidade de manter a identidade de certos costumes e tradições tem se manifestado cada vez mais nas atitudes de alguns líderes que acham que as raízes não podem ser perdidas e não só acreditam de forma passiva.

O prefeito de Santa Rosa, Ailton Araújo (PSDB) é um desses que certamente entrarão para a história por acreditar e tomar atitudes concretas para preservar, e mais ainda divulgar a rica cultura do sudeste tocantinense através do Festival de Música Folclórica que idealizou e realiza todos os anos na cidade de Santa Rosa do Tocantins.

O Festival

O Festival é uma mescla de manifestações musicais como RODAS, CATIRAS, TAMBÔ, e CAIXA, danças como a SÚSSIA e religiosas como o CONGADO e a VENA.

Realizado todos os anos pela prefeitura Municipal de Santa Rosa, o festival realiza uma disputa entre diversas categorias. São elas: Roda, Catira, Caixa, Viola, Sússia, (também conhecida como súcia ou suça), Vena, Congada, Tambor.

O prefeito afirmou no evento que planeja para o futuro a construção de um "Sussódromo", local dedicado a manifestações folclóricas e culturais, onde também serão realizados os futuros festivais. Para isso, o mesmo tem tentado captar recursos nos órgãos competentes.

Eventos paralelos

Durante os 5 dias, eventos paralelos aconteceram na cidade. Shows com artistas regionais e também de projeção nacional. Nesta XIV edição marcaram presença a cantora gospel Aline Barros patrocinada pelo Ministério do Turismo, Genésio Tocantins, Braguinha Barroso, Josafá também o famoso cantor Léu Magalhães, a dupla sertaneja Israel e Rodolffo e por último a banda de forró Kuarto de Empregada.

Dentre as demais atrações, houve ainda o rodeio em todas as noite, em uma arena montada pela Cia de Rodeios. A Boate online que funcionou todas os dias após os shows, conseguiu atrair centenas de jovens que curtiram um ambiente animado e ao mesmo tempo tranquilo e seguro.

Economia

Foram 5 dias de diversão empolgante que atraíram para a cidade, milhares de turistas, o que, beneficiou a economia local que, viu seu faturamento mais que triplicar durante o evento.

Os organizadores do evento registaram a presença de prefeitos de cidades vizinhas. O governador Marcelo Miranda (PMDB) foi representado pelo Secretário da Casa Civil do Governo, Dr. Télio Leão Ayres. Representando o deputado Eduardo do Dertins veio seu chefe de gabinete Valbemar Rocha, acompanhado do assessor Rainel Rodrigues.

Apoio

Este evento só foi possível com apoio do Ministério do Turismo que patrocinou o show da cantora Aline Barros. Do deputado Estadual Eduardo do Dertins (PPS), e do Deputado Estadual Olyntho Neto (PSDB) que, ), que através de emenda individual bancaram parte dos shows e das estruturas.

Por fim, o prefeito Ailton Araújo agradeceu a todos que colaboraram para tornar possível um evento de tamanha envergadura.