Seduc lança edital para processo seletivo de diretores escolares

  • 02/Dez/2015 14h04
    Atualizado em: 02/Dez/2015 às 16h11).
Seduc lança edital para processo seletivo de diretores escolares Foto: Foto: Manoel Lima

Na última terça-feira, dia 1º, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, no Diário Oficial nº 4.510, o edital que regulamenta o Processo de Efetivação da Gestão Democrática da Rede Estadual para diretores escolares. As inscrições serão abertas no próximo dia 11 e poderão ser feitas pelo site da copese, gratuitamente.

Realizar eleições diretas para diretores escolares foi uma das primeiras ações anunciadas no início do ano pelo secretário Adão Francisco de Oliveira, e também, pelo movimento grevista dos servidores estaduais da Educação durante a paralisação da categoria. “Essa é uma maneira de garantir de forma democrática uma maior qualidade na gestão escolar e maior eficiência nas atividades desenvolvidas nas escolas”, frisou o secretário.

Critérios

Poderão participar da seleção, servidores efetivos integrantes do quadro do Magistério da Educação Básica da Rede Pública de Ensino que tenham licenciatura ou bacharelado com complementação pedagógica. Outra exigência é que o candidato tenha experiência mínima de três anos em docência.

O processo seletivo será realizado por meio de etapas: a primeira consta de prova objetiva, em seguida, o candidato entregará o Plano de Gestão Escolar e a documentação comprobatória dos requisitos exigidos, depois, ele passará por uma avaliação do Plano de Gestão Escolar e, por último, será efetuada a eleição direta e secreta, nas escolas.

Para a realização do processo foram formadas comissões: estadual, regional e local, responsáveis por todas as etapas desta seleção. Os diretores eleitos terão uma vigência de três anos. A inscrição será realizada no período de 11 a 28 de dezembro. A eleição direta será realizada no dia 5 de abril de 2016.

(Com informações da Ascom/Seduc-TO)