Prefeitura de Palmas lança projetos que visam o fortalecimento da segurança

  • 15/Jul/2015 16h50
    Atualizado em: 15/Jul/2015 às 17h06).
Prefeitura de Palmas lança projetos que visam o fortalecimento da segurança Foto: Foto: Secom/Palmas

A Prefeitura de Palmas lançou nesta quarta-feira, dia 15, às 14 horas, os programas de segurança: ‘Guarda Quarteirão’, ‘Crack, é possível vencer’ e o ‘Proteção e Amizade’. Conforme nota publicada pela Secretaria de Comunicação de Palmas, o objetivo dos três projetos será o fortalecimento da segurança local.

O lançamento dos projetos acontecerá na Sala Sinhozinho do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Os programas serão desenvolvidos pelas secretarias de Segurança e Defesa Civil e Educação. Além disso, a segurança no trânsito será reforçada com o monitoramento feito pela Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte.

“Sabemos bem a responsabilidade do Estado e em nenhum momento vamos contra isso, mas a prefeitura está fazendo a parte que compete ao Município”, explicou o prefeito Carlos Amastha.

Novos Projetos

Videomonitoramento 

O videomonitoramento da cidade também será reforçado e, ao total, cerca de 60 câmeras já começaram a ser instaladas em pontos estratégicos.

A Secretaria de Segurança e Defesa Civil afirmou que deverá instalar 20 câmeras em diversos pontos o que permitirá uma maior abrangência nas ações preventivas como reforço do programa ‘Crack é possível vencer’. Este sistema é uma parceria com o Governo Federal.

Para reforçar a segurança no trânsito, a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT) instalará cerca de quatro câmeras em cada estação de ônibus, cinco câmeras nas entradas e saídas da cidade e mais dez câmeras distribuídas em pontos estratégicos da Capital.

Segundo a nota publicada pela Secom, a SMAMTT conta ainda com oito viaturas utilizadas para o trânsito e cada uma conta com quatro câmeras, somando um total de 32. As imagens são utilizadas para apoio nas abordagens e fiscalização no trânsito.

Crack, é possível vencer

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Civil, Francisco Viana, o ‘Crack, é possível vencer' vai contar com o suporte operacional do Guarda Quarteirão, que atua nos moldes da polícia comunitária. “Inicialmente, serão atendidas as quadras 303, 305, 307 e 407 Norte, e esperamos ampliar para toda Região Norte, pois a Região Sul, dentro deste programa, já é atendida pela Polícia Militar”, disse Viana.

Para efetivar as ações, foram adquiridos um microônibus, duas viaturas e duas motocicletas. A aquisição se deu por meio de convênio com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), responsável pelo Programa “Crack, é possível vencer”.

Carlos Amastha destaca a parceria com o Governo Federal. “Este micrôonibus é todo equipado e conta com a melhor em tecnologia no combate ao crack. É sem dúvida um reforço importante para nossa Capital que nos permite, através da parceria com o Governo Federal, fazer um ótimo trabalho”, afirma.

Proteção e Amizade

Já o ‘Proteção e Amizade’ conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e tem como objetivo promover ações de fomento à cultura, bem como a prevenção de ocorrências dentro das unidades educacionais e da Rede Municipal da Educação.

Dentre as ações do Programa destacam-se o Projeto Guardião Mirim, que a princípio será executado em nove unidades escolares, a Escolinha de Música que funcionará nas dependências do Quartel da Guarda Metropolitana, a Banda de Música, que funcionará nas ETIs Pe. Josimo Tavares e Eurídice Ferreira de Mello, o Sistema de Registro de Ocorrências e a viatura para Ronda Escolar.

O Programa tem por objetivo promover ações preventivas de segurança pública, preservação do sentimento da vida em comunidade e exercício da cidadania entre os alunos, englobando projetos de cunho preventivo à violência e ao uso de drogas e a formação e disseminação de valores culturais por meio da música.

(Com informações da Secom/Palmas)